Pesquisar este blog

sexta-feira, 26 de março de 2010

ALUNOS DO 5º ANO DA PROFESSORA ALINE FAZEM UMA RELEITURA DOS CONTOS DE FADAS

Os alunos do 5º ano do período da manhã, realizaram neste início do 1º bimestre uma releitura dos contos de fadas tradicionais. Para a realização desse trabalho, foi apresentado para a turma como leitura diária e em capítulo a obra literária de Pedro Bandeira, “O Fantástico Mistério de Feiurinha”. Uma obra que continua despertando o interesse e mexendo com a imaginação das crianças. O sucesso da obra é tamanho, que despertou o interesse da mídia televisiva com o filme. As crianças ouviram a obra e assistiram ao filme, assim fizeram comparações com o mundo da imaginação da leitura e o mundo mediático da tecnologia. Eles concluíram que o ouvir é muito melhor do que o assistir, pois desperta muitas outras emoções. Em suas conclusões foi possível constatar a importância da leitura na vida de nossas crianças, e que estamos plantando um pouquinho de sabedoria em cada uma de nossas crianças. Professora Aline Cristina S. Teixeira Segato
Alguns relatos: “Com o livro você imagina como se fosse com você, e o filme é esquisito, porque a gente se perde inteirinha, pois imaginamos e vemos ao mesmo tempo”. Laís Mendes Bandeca. “Gostei mais do livro, porque ao ouvir a leitura, sentimos como personagem da história” Larissa Zanon de Carvalho Bonini “Percebi que no livro inicia no reino encantado, já no filme inicia com o mundo real, há modificação no filme”. Walter Cordeiro da Silva “Gostei dos dois, mas me impressionou muito a leitura, no filme houve várias alterações”. Bianca Martins Brito “Prefiro a leitura, consigo imaginar melhor a história”. Luana M. Suzuki

PROFESSORA VANUZA, PROPÕE AOS ALUNOS UMA ENVOLVENTE AULA DE MATEMÁTICA

Agrupei meus alunos em duplas, em seguida distribuí notas, relacionei as de 1, 10, 100 com material dourado: cubinho, barras e placas a fim de entenderem as trocas. Depois entreguei a atividade abaixo sempre deixando que a s crianças chegassem ao resultado, contando, questionando e fazendo as trocas. a) Quantas notas de R$ 1,00 preciso para trocar por uma de R$ 10,00?______________ b) Quantas notas de R$ 5,00 preciso para trocar por uma de R$ 50,00?______________ c) Quantas notas de R$ 2,00 preciso para trocar por uma de R$ 10,00?______________ d) Quantas notas de R$ 10,00 é preciso para trocar por uma de R$ 50,00?______________ e) Carmen ganhou R$ 4,00 de sua mãe. Quanto precisa economizar para obter uma nota de R$ 10,00?_______________________________ Em seguida apresentei a seguinte tabela: Produto caderno estojo régua cola tesoura Preço R$ 8,00 R$ 9,00 R$1,00 R$ 2,00 R$ 4,00 Obs: Esta atividade eles já haviam feito anteriormente, porém sem as cédula, apenas resolvido ano caderno. Fiz todos os questionamentos oralmente e desta vez separaram os valores em dinheiro e deram o troco. Objetivo: Reconhecer a troca da base decimal e conceitos como:”falta quanto”, “a mais, a menos”; observar e conferir troco; adição e subtração através do dinheiro; contar de memória. Prof. Vanuza Dib Mereb Negrisoli

MOMENTO CÍVICO

Na sexta-feira dia 26 de março foi realizado o momento cívico nos períodos da manhã com a orientação da professora do 5º ano Aline C. Segato e tarde com a professora Silvia Hirata.
No decorrer das apresentações do período da mahã houve a leitura de uma produção de texto desenvolvida pela aluna Luana M. Suzuki aluna da profª. Aline C. Segato.
Água a fonte da vida
Num certo dia Pedro estava tomando banho, e quando o José mas gosta de ser chamado por Zé chegou e tocou a campanhia.
Pedro chegou todo ensaboado e enrolado numa toalha.
Zé falou com um pouco de humor:
_ Você está tomando banho a essa hora!
_ Sim, e daí eu tomo banho três vezes ao dia de manhazinha de tarde e de noite.
_ Bom pelo menos você fica cheiroso, mais gasta muita água você sabia?
_ Ah, deixa pra lá, vamos entrando estou terminando mesmo de tomar banho.
_ Pedro enquanto nós conversavamos aquele tempo todo você deixou o chuveiro ligado gastando água assim.
_ E daí existe muita água no mundo e ela não vai acabar assim de uma hora para outra.
_ Não sei se pode acabar agora, mais no futuro talvez aconteça com seus filhos ou netos, bisnetos.
_ Você não sabia que a água recobre só 77% da superfície terrestre. Fora toda a água intrincada na matéria sólida e animada. E também tem a água salgada que existe aproximadamente 97% e 3% de água doce.
_ Tabom seu sabe tudo, como é que você sabe tudo isso?
_ Foi o que nós aprendemos hoje na escola.
_ E por que eu não me lembro de ter aprendido isto?
_ Porque enquanto a professora explicava você ficava boiando olhando para o teto.
_ Então me explique logo esse terço, porque se a professora pedir para falar sobre isso oralmente eu estou frito.
_ Sem esse precioso líquido, nós humanos não sobrevivemos nosso corpo necessita dela. Cerca de 70% do nosso corpo é formado por água; isto é, se você pesa 50 quilos possui aproximadamente 35 quilos de água.
_ Nosso cérebro tem 75% de água enquanto o pulmão 86%, ´fígado 86%, sangue 81%, músculos 75%, rins 83%.
_ Nossa! Quanta água existe no nosso corpo, tem certeza que tem tanto líquido assim.
_ Tenho sim porque eu prestei atenção na professora.
_ Então o que seria das plantas e dos aniamis sem a água.
E agora vamos encerrar.